O acesso a investidores para negócios de impacto socioambiental já é uma realidade e tem ganhado destaque nos últimos anos. Todavia, apesar do crescente acesso a investidores, ainda são comuns os desafios e limitações para os negócios de impacto, os quais precisam se adaptar as exigências do mercado de investimento.
O acesso a investidores para negócios de impacto social e ambiental já é uma realidade e tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos. Os negócios de impacto, também conhecidos como negócios sociais, são empreendimentos que têm como objetivo principal gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, ao mesmo tempo em que buscam sustentabilidade financeira.
1. Os Investimentos de Impacto no Brasil
De acordo com a Global Impact Invest Network (GIIN), os investimentos de impacto desafiam a antiga visão de que: (i) questões sociais e ambientais devem ser endereçadas apenas por doações filantrópicas; e (ii) investimentos de mercado deveriam focar exclusivamente em atingir retorno financeiro. Ao quebrar o referido paradoxo, o mercado dos investimentos de impacto oferece inúmeras oportunidades para investidores contribuírem com o avanço de soluções socioambientais positivas, sem precisar renunciar ao retorno financeiro almejado tradicionalmente.
O que define um investimento como sendo um “Investimento de Impacto” é o seu objetivo, ou seja, a clara intenção de transformar uma realidade promovendo o impacto social e/ou ambiental através de um negócio de impacto, sem abrir mão, contudo, da obtenção de retorno financeiro sobre o capital investido.
Nasce assim o desafio primordial de um investimento cujo objetivo é gerar impacto social e/ou ambiental positivo, qual seja, a definição de métricas de impacto precisas e condizentes com a tese investida, sem que tal feito comprometa os retornos financeiros do investimento.
No Brasil, o volume de investimentos de impacto socioambiental chegou a 18,7 bilhões em 2021, resultado expressivo que representa um crescimento de 60% em relação ao ano anterior de 2020, onde se pode observar um total investido de R$ 11,5% bilhões segundo relatório de investimentos de impacto no brasil divulgado pela Ande (Aspen Network of Development Emtrepreneurs).
Dentre os principais fatores para tal crescente, tem-se a resposta dos investidores às consequências da pandemia de Covid-19, as quais extrapolam o âmbito da saúde pública, refletindo também em temas como pobreza e desigualdade, trabalho decente e educação.
Se antes apenas era possível ver um número expressivo de investimentos realizados na área de meio ambiente e alterações climáticas, hoje é possível constatar um aumento na variedade das teses de investimento, muitas delas levando em consideração os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (ODS).
2. Diversidade no Acesso aos Investimentos de Impacto
Diante do crescente aumento de valores investidos em tentativas de mudanças socioambientais positivas, também é possível verificar o aumento na diversidade de formas de acesso a tais investidores. Nesse contexto, alguns dos canais mais comuns incluem:
Investidores de impacto (investidores anjos): São investidores que buscam investir em empresas ou projetos que tenham um impacto social ou ambiental positivo. Eles estão dispostos a alocar capital em negócios que alinhem seus objetivos financeiros com o propósito de gerar transformação social e/ou ambiental.
Fundos de investimento de impacto: São fundos que se dedicam a investir parcialmente ou exclusivamente em negócios de impacto. Esses fundos reúnem capital de diversos investidores e o direcionam para empresas que estejam alinhadas com os critérios de impacto social e ambiental estabelecidos pelo fundo.
Plataformas de financiamento coletivo (crowdfunding): São plataformas online que conectam empreendedores a um grande número de pessoas dispostas a investir em seus projetos.
Aceleradoras e incubadoras: São organizações que oferecem apoio e orientação para o desenvolvimento de negócios em estágios iniciais. Muitas vezes, essas organizações têm parcerias com investidores e podem facilitar a conexão entre os empreendedores de negócios de impacto e potenciais investidores.
Verifica-se, desse modo, uma grande variedade de fontes de investimentos, bem como, um crescente aumento na variedade de teses e níveis de investimentos de impacto, os quais tornam clara a tendência de mercado em priorizar negócios de impacto socioambiental positivo.
3. Principais Desafios no Acesso ao Investimento de Impacto
Apesar da expansão dos investimentos de impacto, materializados em números animadores, muitos ainda são os desafios enfrentados pelos empreendedores sociais na busca por esse tipo de financiamento.
Dentre os principais desafios o principal está na medição e avaliação de impacto. Os Investidores de impacto devem buscar evidências claras do impacto social ou ambiental gerado positivamente pelos negócios. Medir e avaliar o impacto de forma objetiva e confiável pode ser complexo e exigir recursos significativos. Os empreendedores precisam desenvolver metodologias de medição robustos para demonstrar o impacto de suas atividades, o que, por vezes, torna a busca pelo investimento um desafio complexo.
Nesse contexto também se figura como desafio a conexão sinérgica entre Investidor e Investido, uma vez que para além do retorno financeiro, a missão de gerar impacto socioambiental positivo deverá ser sempre a prioridade de ambas as partes. Assim, encontrar Investidores sinérgicos com a tese de impacto do empreendedor e alinhar as expectativas em relação a esses dois pilares é um desafio que precisa ser enfrentado.
Muitos investidores ainda estão em processo de aprendizado sobre investimentos de impacto. Alguns podem não estar familiarizados com o conceito ou entender completamente como avaliar oportunidades de investimento de impacto. Isso pode dificultar a busca por investidores que estejam dispostos a apoiar negócios de impacto, motivo pelo qual a carência de conhecimento técnico e consciência de como fomentar de maneira eficaz o impacto socioambiental positivo também se mostra como espectro a ser enfrentado na construção de uma relação sustentável entre os empreendimentos e o investidor.
Diante de tais fatores e apesar do forte crescimento dos Investimentos de Impacto, alguns investidores ainda consideram negócios de impacto como investimentos de maior risco devido à sua natureza social ou ambiental. Isso pode resultar em maiores exigências em termos de retornos financeiros ou prazos mais curtos para o alcance da sustentabilidade financeira.
Assim, convencer os investidores de que o risco é gerenciável e que o negócio pode ter um impacto positivo e sustentável, sem comprometer o retorno financeiro ainda é o principal desafio a ser superado.
Conclusão
Resta inconteste o crescimento no acesso a investidores de impacto, o que vem se refletindo em dados que demonstram a consolidação da sustentabilidade como arcabouço central das relações negociais através de uma perspectiva de busca por impacto socioambiental positivo.
Todavia, desafios e limitações para que os negócios de impacto acessem tais investimentos são comuns e fazem parte do desenvolvimento do mercado de impacto e do amadurecimento tanto dos investidores como dos próprios negócios.
Para superar esses desafios, é importante que os empreendedores de negócios de impacto busquem orientação adequada, construam redes de apoio, aprimorem suas habilidades de comunicação e busquem parcerias estratégicas com organizações e investidores que estejam alinhados com seus valores e objetivos.
Rafael Lima
Advogado e empreendedor social
Fundador do R.Lima Advogados e Cofundador da Pontéia. Advogado e empreendedor social, especializado na estruturação de negócios de impacto e organizações da sociedade civil. Também é Professor, Palestrante e Mentor de intermediadoras em todo o Brasil como a Fundação Dom Cabral, Civi-co (SP), Inovativa (SP), Garagem BNDES (SP), Fa.vela (MG), Hub Social (SC), Porto Social (PE), dentre outros.